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Huxley : dualité

lundi 26 février 2018

honnêteté
honestidade
honesty
honneur
honra
honradez
honor
honour
retitude
retidão

Original

That this insight into the nature nature
physis
phusis
phúsis
natura
natureza
naturaleza
of things and the origin of good Bien
agathon
agathón
Bem
Bom
Good
Bueno
and evil Übel
Böse
mal
evil
maligno
malefic
the bad
kakos
is not confined exclusively to the saint sainteté
santidade
sainthood
saint
santo
Heiligkeit
holiness
santidad
, but is recognized obscurely by every human being Mensch
homme
être humain
ser humano
human being
homem
hombre
the man
anthropos
hommes
humanité
humanity
état humain
estado humano
human state
, is proved by the very structure Struktur
structure
estrutura
struktural
structural
estrutural
of our language Sprache
língua
langue
lengua
linguagem
language
langage
lenguaje
. For language, as Richard Trench pointed out long dragon
dragão
dragón
long
nāga
ago, is often ‘wiser, not merely than the vulgar, but even than the wisest of those who speak it. Sometimes it locks up truths which were once well known, but have been forgotten. In other cases it holds the germs of truths which, though they were never plainly discerned, the genius of its framers caught a glimpse of in a happy moment of divination divination
advinhação
mantique
mantike
. For example, how significant it is that in the Indo-European languages, as Darmsteter has pointed out, the root Grund
Fundament 
fondement
fundamento
Fundamente
fondations
fondation
ādhāra
root
meaning signification
significação
sentido
sens
meaning
raison d'être
two dualité
dyade
duality
dualidad
dualidade
dois
two
deux
’ should connote badness. The Greek prefix dys-(as in dyspepsia) and the Latin dis- (as in dishonourable) are both derived from ‘duo.’ The cognate bis- gives a pejorative sense to such modern French words as bevue (‘blunder,’ literally ‘two-sight’). Traces of that ‘second which leads you astray’ can be found in ‘dubious,’ ‘doubt’ and Zweifel—for to doubt is to be double-minded. Bunyan has his Mr. Facing-both-ways, and modern American slang its ‘ two-timers.’ Obscurely and unconsciously wise, our language confirms the findings of the mystics and proclaims the essential badness of division discordance
discordância
desagreement
discordancia
inharmonie
desarmonia
divisão
separação
division
séparation
división
separación
esprit-divisé
split-mind
mente-dividida
eu-separado
conflit
conflito
conflict
neikos
impureté
souillure
mala
—a word Wort
mot
palavra
palabra
word
Worte
rema
parole
mot
mots
vāk
vāc
, incidentally, in which our old enemy ‘two’ makes another decisive appearance Erscheinung
apparition
manifestação
aparecimento
apariencia
appearance
Erscheinende
aparição
.

Português

Esta penetração na natureza das coisas e na origem Anfang
origine
começo
início
comienzo
origem
arche
Anfängnis
começar
iniciar
do bem e do mal não é atribuída exclusivamente ao santo, mas reconhecida, obscuramente, por qualquer ser humano, estando demonstrada na própria estrutura de nossa linguagem. A linguagem, como há muito tempo observou ((wp-en:Richard_Chenevix_Trench|Richard Trench)), é inúmeras vezes "muito mais sábia, não simplesmente a linguagem vulgar, mas até a do mais sábio sophia
sagesse
sabedoria
wisdom
sabedoría
σοφία
Sage
Sábio
daqueles que a falam. Algumas vezes ela capta verdades que antes eram bem conhecidas, mas que foram esquecidas. Em outros casos mantém os germes das verdades que, embora nunca plenamente discernidas, o gênio dos que as vislumbraram capturou num feliz momento de intuição intuition
intuitio
intuitus
intuição
intuición
." Por exemplo, é tão importante que, nas línguas indo-europeias, como observou Darmsteter, o significado da raiz "dois" indicaria maldade. O prefixo grego dys (como em dispepsia) e o latino dis (como em desonrado) são ambos derivados de duo. O cognativo bis dá um sentido pejorativo às palavras do francês moderno tal como bévue ("engano", literalmente "visão Sicht
vue
visão
seeing
visión
opsis
dupla"). Traços daquele "segundo que te conduz à deriva" podem ser encontrados na palavra "dúbio", "dúvida" e Zweifel — pois duvidar é ter posséder
avoir
possuir
ter
possess
posuir
a mente esprit
espírito
spirit
mente
mind
manas
mental
dividida. Bunyan tem o seu "Sr. Olha-Para-os-Lados", e a gíria americana, seu two-timers. Obscura e inconscientemente sábia, nossa linguagem confirma as descobertas dos místicos mysticisme
misticismo
mysticism
μυστικός
mystikos
místico
místicos
mystic
mystique
e proclama a maldade essencial da divisão — uma palavra, incidentalmente, na qual nosso velho inimigo "dois" faz outra aparição decisiva.


Voir en ligne : ALDOUS HUXLEY

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